GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Biologicamente a gravidez pode ser definida como o período nascimento de um indivíduo. Entre os animais irracionais trata-se de um processo puro e simples
de reprodução da espécie.Já entre os seres humanos essa experiência adquire um caráter social, pode possuir significados diferenciados para cada povo, cada cultura, cada faixa etária.
No Brasil, onde não há controle de natalidade e onde o planejamento familiar e a educação sexual ainda são assuntos poucos discutidos,ou seja, um assunto que deveria ser discutido principalmente pelos pais com seus filhos, e por "mal" conhecimento desse assunto pode se torna um grave problema social de ser resolvido. Que é o caso da gravidez na adolescência.
A gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas ate onde eu sei um filho não é concebido por uma única pessoa. Também não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessários para engravidar, mais uma adolescente com 14,15, ou 16 anos nao tem estruturas suficientes para gerar uma vida.
Diante disso cabe nos perguntar: por que isso acontece? o mundo moderno, sobretudo no decorrer do século vinte e início do século vinte e um vem passando por inúmeras transformações nos mais diversos campos: econômico, politico, social.
Um outro prolema é a rejeição das famílias. Ainda são muito comuns pais que abandonam seus filhos nesse momento tão difícil, quando deveriam dar toda atenção e assistência a seus filhos.
Outro problema é o aborto que é um crime, em nosso país, é uma das principais causas de morte de gestantes. por ser uma prática criminosa não há serviços especializados o que obriga as mulheres que optam por essa "estratégia", a se submeterem a serviços precários, verdadeiros matadouros de seres humanos, colocando em risco a própria vida.
COMO EVITAR?
A informação pode ser a melhor maneira de prevenir uma gravidez indesejada durante a adolescência.
A adolescência é,naturalmente, um período de dúvidas, incertezas e descobertas. Uma gravidez indesejada ou doença sexualmente transmissível nem passa pela cabeça de grande parte dos jovens-mas é fundamental alertá-los para estas situações, que podem,sim, acontecer com qualquer um. Afinal, um futuro promissor inclui não arriscar a ter um filho sem planejamento.
Por : Danielle Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário